As Ruínas da Fortaleza de Tapirandu de Morro de São Paulo, ou também conhecida pelos nativos como O Forte, é um dentre os diversos focos de turismo pertecente a vila do Morro.
Mesmo que a vila seja muito mais conhecida por suas lindas praias tropicais, seus famosos passeios de barco em seu entorno são famosos. Bem como, o seu contato com a natureza terrestre e marinha também são motivos de sua fama. O local ainda promove uma rica cultura histórica.
Pensando nisso, hoje falaremos das Ruínas da Fortaleza de Tapirandu em riqueza de detalhes. Assim, você irá saber o que o Morro de São Paulo tem para te presentear. Embarque com a gente nessa viagem!
Fortaleza de Tapirandu: Relíquias Históricas em Morro de São Paulo
As Ruínas da Fortaleza de Tapirandu foi um conjunto arquitetônico de grande importância para a Bahia na época imperial. Assim, sendo um dos palcos principais, senão o mais importante, e estratégico para a defesa da área litorânea bahiana.
Para saber mais sobre toda a história das ruínas, não deixe de conferir os tópicos a seguir.
Marcos da História: Origens e Construção
O complexo monumental das Ruínas da Fortaleza de Tapirandu tem esse nome por conta da sua localização, isto é, se inicia da Ponta do Tapirandu. Com mais de 650 metros de extensão, as Ruínas da Fortaleza de Tapirandu foi palco de defesa contra artilharias de guerra antes da invasão holandesa.
A invasão às Ruínas da Fortaleza de Tapirandu se deu por conta de que a Holanda detinha conhecimento da relevância do Morro de São Paulo, nesse caso por ser o controlador de abastecimento de Salvador, capital da Bahia.
No entanto, somente entre os anos de 1.628 e 1.630 que a construção da fortificação foi feita de modo permanente. Assim, com a finalidade primordial de fazer a defesa do canal de Tinharé através de sua extensa faixa de muralha, visto que era um meio relevante para o abastecimento do centro de Boipeba e Cairu, além do próprio Morro de São Paulo.
Panorama Deslumbrante: Vistas do Litoral e do Oceano
Como em todos os locais do Morro de São Paulo, não seria diferente com as Ruínas da Fortaleza de Tapirandu, isto é, ter uma beleza tão surreal que, mesmo presenciando a vista, aparenta ser uma imagem editada no photoshop.
Um comportamento muito comum entre os moradores do Morro e turistas é de se encontrarem no finalzinho de cada tarde para ver o espetáculo sem igual do pôr do sol beijando as águas cristalinas do mar. Nesse momento também é possível observar golfinhos e as suas acrobacias, normalmente durante os meses de julho à novembro.