O Morro de São Paulo é possui diversos locais que chamam a atenção de muitos turistas durante todo ano. E isso vale tanto para as praias da região como também para os locais cheios de história como o Forte do Morro.
Para além disso, há também o Farol do Morro de São Paulo que possui histórias únicas. Bem como, vistas maravilhosas e um percurso magnífico e longo até o topo do Farol. Pensando nisso, o que você acha de embarcar nessa viagem e conhecer em detalhes o famoso Farol do Morro de São Paulo? Confira muito mais logo a seguir!
Guia Iluminado
Muito conhecido por “Guia Iluminado”, o Farol do Morro de São Paulo teve um papel muito importante, isto é, de dar o direcionamento as navegações e, portanto, segurança marítima. É um verdadeiro marco histórico ao mesmo tempo que se apresenta como sendo uma torre bela que faz a iluminação das águas em seu redor.
O Farol do Morro de São Paulo também se apresenta como um símbolo de esperança para os navegantes. Desde a sua construção, o Farol vem se demonstrando não apenas útil, mas resistente às diversas mudanças do tempo e das marés e, assim, continuamente na posição de esperança para viajantes, nativos e turistas. Saiba mais a seguir sobre a construção e historicidade do Guia Iluminado.
Uma Torre de Orientação: Construção e História
Considerado como um dos mais belos, respeitados e imponentes faróis em comparação com os demais litorais brasileiros, o Farol do Morro de São Paulo tem destaque graças à sua dimensão, ao seu recorte geográfico e também a sua mata atlântica que é farta.
Com seus incríveis 173 anos de idade, a sua estrutura e construção remete ao tempo em que o império reinou no Brasil durante a industrialização da estado da Bahia.
Toda a história começa com a chegada do engenheiro norte-americano John Monteiro Carson com função de diretor de construção de uma fábrica de tecidos. Carson também ficou responsável pela construção do Farol, visto que seria necessário para a chegada e também partida das mercadorias marítimas para a constituição da fábrica a qual era o responsável.
Como é bem perceptível, Carson fez um ótimo trabalho. Pois tendo terminado a edificação em 1.885, além das obras complementares no ano seguinte, o Farol do Morro de São Paulo dura até hoje.
Jornada ao topo: A Experiência de Subir
Como era de se esperar da região, para subir ao Farol do Morro de São Paulo a aventura não podia ficar de fora. Há uma trilha localizada bem em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz. Depois de uma rápida caminhada de 10 minutos, você chega ao Farol para contemplar o famoso monumento histórico.
Embora o trajeto seja relativamente pequeno, é cheio de subidas que podem te exigir um pouco mais de fôlego. Os guias turísticos indicam estar com calçados seguros e confortáveis, além de roupas mais leves, porque é muito comum suar um pouco antes de chegar no topo do Farol do Morro de São Paulo.
Logo a direita do Farol é possível admirar um mirante com vista única e com a maior tirolesa dentro d’água de todo a América do Sul. Ou seja, o Farol do Morro de São Paulo apresenta um perfeito contraste de aventura, beleza litorânea e historicidade exuberante.
Vistas de Tirar o Fôlego do Farol
Até aqui você já deve ter percebido que as vistas do Farol do Morro de São Paulo são de tirar o fôlego, não é mesmo? No entanto, acredite, você ainda está muito longe de descobrir realmente tudo o que te espera ao embarcar nessa aventura alucinante. Por isso, para saber mais e descobrir como chegar ao Farol, não deixe de conferir a nossa últimas dicas a seguir.
Cenário Costeiro: O Que Esperar no Topo?
Com uma visão geral do lugar, detalhada por faixas de areia finas, mar calmo, locais de hospedagem e uma mata verde que é rica em diversidade, é o que se pode esperar ao chegar no topo do Farol do Morro de São Paulo.
Além disso, a partir do topo do Farol você pode ver com mais clareza o imensidão da beleza do lugar e uma pequena ilha próxima as faixas de areia. Tudo isso é uma ótima recompensa pela trilha de apenas 10 minutos de duração até o topo do Guia Iluminado.
A Serenidade Noturna: A Experiência do Farol à Noite
Durante o dia o Farol tem um ar imponente e majestoso, mas à noite ele se transforma. No período noturno é possível observar uma áurea serena e mágina. A torre com a sua iluminação e brilho suaves que se deitam sobre as águas revelam a função real do Farol ao passo que promove uma paisagem cinematográfica.
Assim como algumas das praias do Morro de São Paulo, a vida noturna do Farol do Morro de São Paulo promove um clima de romance para os apaixonados de plantão. A noite no Farol existe para lembrar que a vida marítima e a natureza do local tem rastros cativantes do tempo do império e de sua construção centenária.
Onde Fica Localizado o Farol do Morro de São Paulo?
O Farol está localizado no Morro de São Paulo, a mais ou menos 60 km da capital da Bahia, Salvador. O trajeto tem duas opções de serem feito, ou de avião, com valores um tanto quanto altos, e de barco, com valores por pessoa mais acessíveis.
Além disso, o trajeto de barco pode ser programado para ser feito com ida e volta. Como também com segurança, devido aos protocolos rígidos das embarcações, praticidade, em razão da viagem ser direta e sem paradas ou intermédios, e com comodidade, por conta do local interno ser bem refrigerado e espaçoso, isso sem falar de toda a paisagem proporcionada pela viagem. Tudo isso pode ser feito com ajuda da linha Catamarã Morro de São Paulo.